Animais em vias de extinção Nome popular: Tucano Nome Científico: Ramphastos toco Distribuição geográfica: Região Norte e Central da América do Sul. Habitat natural: Florestas tropicais. Hábitos alimentares: É uma espécie omnívora, alimentando-se de animais e de vegetais. Come principalmente frutas, insectos, ovos de outras aves e as crias destas. É com o bico, também, que o Tucano captura pequenos lagartos e lagartixas para complementar a sua alimentação. Tamanho: Mede entre 55 e 61 cm de comprimento. Peso: De 530 g a 550 g Período de gestação: Os ovos eclodem após 18 dias de incubação. Número de crias: 2 a 4 ovos. Tempo médio de vida: 15 anos. Estado de conservação da espécie: Tem a sua existência ameaçada no seu habitat natural, a selva amazónica, mas os esforços do governo brasileiro já revelam um aumento no número destas aves. Apesar disto já está extinta no estado federal de São Paulo.
3. Para ser sustentável, o uso dos recursos renováveis deve seguir uma taxa que deverá ser inferior ou igual à taxa de reposição. Discussão: Os recursos renováveis são esgotáveis. As florestas podem ser sobre-exploradas, o que resulta em paisagens estéreis e escassez de madeira (como aconteceu em muitas zonas da Europa nos últimos séculos), e os peixes podem ser sobre-capturados, o que resulta na extinção, ou quase extinção, de muitas espécies (como está a acontecer nos dias de hoje a nível global). Este axioma foi mencionado (com algumas variantes) por muitos economistas e ecologistas, e é a base da "silvicultura de rendimento sustentado" e da gestão dos recursos pesqueiros de "máximo rendimento sustentável". Continuam os esforços para refinar este princípio essencial de sustentabilidade.
O termo "taxa de reposição natural" requer alguma discussão. O primeiro indício de que a taxa de captura é superior à taxa de reposição natural, é o declínio da reserva dos recursos de base. Porém, um recurso pode estar em declínio por diferentes razões das provocadas por sobre-captura; por exemplo, uma floresta que não seja tratada pode ser dizimada pela doença. Não obstante, se um recurso estiver em declínio, para que se consiga atingir o ponto de sustentabilidade, é requerido que a taxa de captura seja reduzida, independentemente da causa do declínio do recurso. Por vezes, para que o recurso tenha tempo suficiente para recuperar, as capturas deverão diminuir drasticamente numa taxa muito superior à taxa do declínio do recurso. Este foi o caso relacionado com o comércio da baleia e de espécies de peixes que foram sobre-capturadas até ao ponto próximo do esgotamento, o que requereu uma moratória interditando por completo a sua captura para o restabelecimento da população – as espécies não conseguem recuperar quando a população reprodutora restante é muito pequena.
(O Axioma de Bartlett): o crescimento populacional e/ou o crescimento das taxas de consumo dos recursos não é sustentável.
Discussão: Mencionei este axioma de Albert A. Bartlett por ser a sua Primeira Lei da Sustentabilidade, que foi reproduzida literalmente (achei que seria impossível qualquer melhoria).
O mundo viu a população humana crescer durante muitas décadas, pelo que este crescimento foi obviamente sustentado até ao presente. Como podemos ter a certeza de que este crescimento não poderá ser sustentado num futuro indefinido? Podemos usar uma simples aritmética para demonstrar que, mesmo se considerarmos pequenas taxas de crescimento, se esse crescimento for continuado, então a dimensão populacional e as taxas de consumo aumentam de uma forma absurda e claramente insuportável. Por exemplo: uma simples taxa de crescimento de 1% da população humana actual (inferior à actual taxa de crescimento) resultaria numa duplicação da população em cada 70 anos. Assim, em 2075 a Terra albergaria 13 mil milhões de humanos; em 2145, 26 mil milhões ; e assim por diante. Antes do ano 3050, haveria um ser humano por metro quadrado da superfície da Terra (incluindo as montanhas e os desertos).
Acho mal as pessoas matarem as crianças para sobreviver. Pode haver pessoas que ainda nem um filho têm e que nao conseguem ter. Porque é que as pessoas que ja nao podem ter mais filhos antes de matarem os filhos porque nao dão ás pessoas que não podem ter ? Era muito melhor e não era preciso matar crianças. :´(
Tikopia é uma mini-ilha tropical isolada do Sudoeste do Oceano Pacífico, com uma superfície de 16 Km2 e uma população de 1.200 pessoas. É habitada há cerca de três mil anos, tendo vivido os seus habitantes séculos num total isolamento. A população da ilha manteve-se mais ou menos constante ao longo de séculos por se ter apercebido de que não tinha meios para suportar mais população, inclusive por se situar numa região devastada periodicamente por furacões que obrigam a gestão rigorosa dos recursos da ilha nessas épocas. Os habitantes utilizaram todo o tipo de limitação de nascimentos, desde o coito interrompido ao abortamento, infanticídio, casamento tardio ou permanência no celibato embora tendo relações sexuais com prevenção de gravidez. Esses métodos de controlo demográfico regrediram sob a influência europeia no século XX, substituídos, actualmente, pelos métodos modernos de planeamento familiar.
1º - Controlo dos nascimentos através de métodos contraceptivos. Exp : Pílula
2º - Uso de preservativo durante relações sexuais.
3º - Melhorar as infra-estruturas em caso de desastres naturais.
4º - Aumento da produção de alimentos.
5º - Partilha de bens entre a comunidade o que previne a ganância e a escassez de alimento.
Sustentabilidade é um conceito sistémico, relacionado com a continuidade dos aspectos económicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e actividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pro-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro. Para um empreendimento humano ser sustentável, tem de ter em vista 4 requisitos básicos. Esse empreendimento tem de ser: • Ecologicamente correcto; • Economicamente viável; • Socialmente justo; e • Culturalmente aceito.
No ano de 2029 será os confins do Mundo... As raparigas irão mandar no Mundo e nos Homens... Os Carros serão puxados pelo Miguel Casal, devido à força dele e aos seus 530 cavalos e 2 Cadelas a puxar nos lados laterais. Com a sua potencia e consumo de 250 gramas de feno aos 100kh, ninguém chegará atrasado a lado algum... Será tudo mais evoluído graças à evolução da espécie "Casal"... Este meio de transporte será apoiado por: Rui das Rações ; Mundo Animal ; Badoka Park ; BBC vida selvagem... etc...
By : Bernardo
No ano 2029 as coisas se calhar vão ser praticamente iguais só que vais haver mais muito mais casas , mais habitantes , vão sair carros novos sábe-se lá se daqui a 19 anos os carros não voam? . Vai haver novas tecnologias tais como um robõ pora nos ajudar nas tarefas domésticas. Vai haver coisas novas não sei o que. O tempo vai passando e os anos tambêm , vai sempre tudo mudando por isso não sei o que vai acontecer daqui a 19 anos.
Olá, Este blogue foi criado na disciplina de Área de projecto... Somos da turma do 8.ºA da Escola de Vale Rosal... Este blogue pertence a Bernardo e Tânia